quarta-feira, 28 de abril de 2010

Biotransformação da Cocaína

Após um periodo de cerca de 30 minutos, em que não se observa a droga no sangue, a absorção gastrointestinal aumenta a rapidez e o pico plasmático é atingido num período de 45 a 90 minutos. Este retardamento inicial é explicado pela ionização da cocaína no meio ácido do estômago, que é superado graças à neutralizaçãi do quimo ácido pelas secreções pancreáticas e biliares no intestino delgado, local onde a forma não-ionizada da droga prevalece, determinando, assim, uma maior velocidade de absorção (2).
Uma vez absorvida, a cocaína liga-se a proteínas plasmáticas com maior afinidade pela α-1-glicoproteína ácida e com menor afinidade pela albumina, porém significativa. A fração livre da droga corresponde a cerca de 67 a 68% da quantidade absorvida, podendo variar de acordo com a mudança de pH, apresentando velocidade de distribuição relativamente rápida. Em seguida, ocorre acúmulo da cocaína no fígado, provavelmente pela presença de receptores nos hepatócitos com elevada afinidade pela droga, e no cabelo, supostamente por difusão passiva para o folículo piloso. A lipossolubilidade da cocaína é responsável pela transposição da barreira hematoencefália (2).
A cocaína, após sua absorção, é amplamente distribuída por todo o organismo. Seu volume de distribuição varia entre 1,5 a 2L/Kg (57% por via oral e aproximadamente 70%, quando fumada) (2).
Em relação a eliminação da cocaína, ela é predominantemente controlada pela biotransformação, que ocorre rapidamente por enzimas séricas e hepáticas. Os produtos de biotransformação eliminados na urina incluem Benzoilecgonina (15 a 50%); Ecgonina Metil Éster (15 a 35%); Ecgonina (1 a 8%); Norcocaína (2-6%) e na forma inalterada (cerca de 3%) (2).
A Benzoilecgonina é formada por meio da hidrólise espontânea ou pela ação das enzimas carboxilesterases. A formação da Ecgonina Metil Éster ocorre pela hidrólise do grupo benzoato catalisada pelas colinesterases plasmática e hepática. A Ecgonina é formada pela consecutiva hidrólise de pequenas quantidades de Benzoilecgonina e Éster Metilecgonina, enquanto a modificação da cocaína, que resulta na Norcocaína, é mediada pelo Citocromo P-450. A Norcocaína é o único produto de biotransformação farmacologicamente ativo (2).
Um outro produto que pode ser encontrado em usuários que fazem uso concomitante de álcool e cocaína é o Cocaetileno, resultado da etil transesterificação mediada pelas carboxiesterases. Esta substância apresenta muitas das propriedades da cocaína, incluindo aquelas relativas às ações centrais, ou seja, possui ação farmacológica comparável à cocaína ou até mais potente do que ela (2).

4 comentários:

  1. Bom dia! Não faço e nunca fiz uso de cocaina,fiz um exame toxicológico e deu positivo pra cocaina,benzoqtogonina e agora norcocaina...gostaria de saber se algum remédio q eu tomei pode ter feito esses exames darem positivo...
    Tomo As,Naprix,Sinvastatina esses controlados pq sou cardíaco!

    Aí usei um colirio...um descongestionante nasal!
    Quietiapina 100mg
    Amitriptilina25mg

    Tomei um xarope hytos

    Por favor se puderem me ajudar!

    Agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Meu marido tomou as medições Paço, Revange, Profenid. E fez uma cirurgia na coluna lá no hospital além do Tramal eu não sei quais foram as outras medicações. Ele fez o toxicologico e deu positivo para cocaína. Gostaria de saber se algum medicamento desse possui o derivado de cocaina

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Já tem uns 8 meses que não faço nenhum uso de substâncias entorpecente. Fiz o exame toxicológico e deu positivo a cocaína. O que devo fazer para eliminar essas substâncias?

    ResponderExcluir